quinta-feira, 11 de junho de 2009

Projeto resgata história dos líderes do Quilombo do Catucá

 

Malunguinho lança sua cartilha em cordel nesta quinta-feira, no Marco Zero; haverá ainda a exibição de um documentário e uma mostra fotográfica sobre o projeto

Da Redação do pe360graus.com

O projeto Malunguinho- Histórico Divino lança sua cartilha em cordel nesta quinta-feira (11), na Associação Comercial de Pernambuco, às 19h. No evento haverá a exibição de um documentário e será aberta uma mostra fotográfica sobre o projeto, que tem como objetivo contribuir para a formação cultural dos grupos afrodescendentes pernambucanos, oferecendo a figura heróica dos malunguinhos como referencial positivo para o fortalecimento da identidade.

O Malunguinho propõe um mergulho no universo afro-pernambucano para revelar a importância histórica dos líderes do Qulombo do Catucá, unidade que ficou conhecida pela forma nômade móvel de organização e pela luta travada por seus guerreiros. O Catucá teve muitas sedes, sempre provisórias e próximas das cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco, e também teve muitos líderes-malunguinhos.  O último deles, João Batista, foi morto em combate no século XIX.

Orientado pela pesquisadora Valéria Costa, o grupo de estudos colheu depoimentos de líderes de movimentos culturais e religiosos afrodescentes e registrou também as práticas cotidianas deles, e a ritualística aos malunguinhos, realizada em Mata fechada nos locais onde já funcionaram Quilombos do Catucá.

Outro assunto em pauta no vídeo é a criação pelo deputado estadual Isaltino Nascimento, da Lei Malunguinho, que institui a semana da vivência e prática da cultura afro-pernambucana. A data escolhida para as comemorações é 18 de setembro, por ser o dia em que morreu o último malunguinho, João Batista.

Animacoes GRATUITAS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br