quinta-feira, 18 de junho de 2009

Projeto Didá Alamojú insere jovens negros no mercado de trabalho

"É no presente que a juventude precisa de oportunidade". Foi o que declarou nesta terça-feira (16) o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, para os jovens presentes à aula inaugural do projeto Didá Alamojú II – Escola da Sabedoria. Segundo o secretário, é fundamental viabilizar a participação cada vez maior de jovens negros em todos os espaços da sociedade, "e para isso é necessário fazer política pública com qualidade".

O projeto Didá Alamojú está beneficiando diversos estudantes de Salvador com aulas de produção audiovisual, estética negra, confecção e moda, receptivo afro e formação de líderes sociocomunitários. Até agora, 240 receberam certificados e 300 acabaram de ingressar nos cursos oferecidos. Outros 300 serão atendidos na segunda etapa do projeto.

Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através do programa Jovens Baianos e em parceria com o Núcleo Omi-Dudú, a ação tem como objetivo construir novas alternativas estéticas, apresentando a juventude negra como potencial representante da beleza.

Para o coordenador do projeto, Bartolomeu Dias, a intenção é sensibilizar a mídia para que ela contemple a diversidade e valorize a cultura afro-brasileira.

A superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar da Sedes, Ana Torquato, disse que o foco é a profissionalização da juventude negra no processo de inclusão social. "A importância não está na beleza estética em si, mas no significado do projeto na vida desses jovens", explicou.

Seleção

Os estudantes selecionados são oriundos da rede publica de Salvador, faixa etária entre 16 e 24 anos, e afrodescendentes encaminhados por organizações do movimento negro. Cada curso terá carga de 720 horas, com duração de seis meses.

"Esse projeto tem sido fundamental para mim, porque tenho aprendido valorizar a minha cor e a minha origem. Também estou aprendendo a me comunicar melhor e, com certeza, terei uma nova oportunidade de ingressar no mercado de trabalho", disse a aluna do curso de Receptivo Afro, Greice Andrade, 19 anos.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Conheça também o Portal Casting Black

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Animacoes GRATUITAS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br